top of page
Foto do escritorMarcos Aurélio Chagas

CBSurf: Começa amanhã em Maracaipe etapa do Parasurf com 40 Parasurfistas, 08 Campeões Mundiais.

Por: Marcos Aurélio Chagas

Começa amanhã o evento que será um divisor de águas para o surfe, ou melhor, para todos os esportes que ainda não levantaram a bandeira da inclusão. O CBSurf Maracaipe Surfe Adaptado será a primeira seletiva brasileira da categoria para o mundial da ISA que acontecerá em dezembro na Califórnia.

Estrutura do evento: Foto: Geraldinho Cavalcanti

Partindo do princípio de igualdade que a gestão da Confederação tem como visão, foi montada na belíssima Maracaipe, uma estrutura digna dos melhores eventos profissionais da atualidade, munida com alguns dos mais modernos equipamentos de acessibilidade. Estão presentes aqui em Maracaipe rampas de acesso, calçada sensorial, placas informativas em braile, cadeiras anfíbias, vídeos com legendas e tradução em libras e muitos outros equipamentos e serviços comuns na rotina dos parasurfistas e dos portadores de limitações físicas, tudo carinhosamente pensado e planejado por um parceiro da CBSurf que tem autoridade no assunto, a Faculdade UNINASSAU.

Parceria é reconhecer que depende do outro para obter os resultados desejados, parceira é comprometer-se com as necessidades do outro, parceria é compartilhar conhecimentos, valores e satisfação com outros, parcerias sólidas realizam desejos, necessidades e sonhos. - “Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”, o compartilhamento de competências da UNINASSAU com a CBSurf, tornou esse evento tão necessário em uma grande realidade.

As competições foram organizadas por uma junta médica que categorizou as baterias segundo as especificidades de cada atleta. Essa organização garante que os parasurfistas possam competir em condições de igualdade contra adversários que tem as mesmas potencias e dificuldades. Serão 09 categorias no Masculino e 03 categorias no Feminino.


Carlos Burle e Derek Rabelo - Fotos: Divulgação

Mas nem só de competições vive o competidor, a agenda de atividades terá também palestras com o ícone do surf mundial Carlos Burle, o pernambucano recordista mundial de ondas gigantes empresta a sua experiência através de explanações baseadas em seu livro “Profissão Surfista”, uma verdadeira inspiração para quem ama o surf e para quem busca ultrapassar seus próprios limites.

Outro big rider, Derik Rabelo, portador de cegueira total causada por um glaucoma congênito, um cara que viaja o mundo em busca das melhores ondas, um dos surfistas mais inspiradores do mundo, nos motivará com suas vivencias, experiências e histórias de superação, tudo isso através do instrumento da palestra.

Davisinho - Foto: Divulgação

A sequência de palestras não para por ai, outro grande nome do parasurf brasileiro e mundial, o brilhante jovem Davisinho Radical, um poli atleta que além do surfe, tem títulos e medalhas no skate, natação e golf, falará de seus desafios e conquistas no mundo das competições. Confesso que desde que cheguei ontem em Maracaipe, ouvir e vivenciar essas experiências tem causado em mim ainda mais admiração e respeito por esses “Atletas Eficientes”.


Malu Mendes, Flipe Kizu e Alcino Pirata

Ainda no critério da eficiência, estão chegando hoje em Maracaipe direto da Califórnia, onde participaram do “US OPEN ADAPTIVE SURFING CHAMPIONSHIPS”, um campeonato mundial profissional de parasurf, que aconteceu entre 8 e 11 de setembro, os parasurfistas Malu Mendes, Mike Richards, Alcino Pirata e Felipe Kizu, todos com o título de campeões mundiais em suas respectivas categorias, Uma coisa precisa ser dita sobre esses atletas: Eles já são campeões mundiais pela ISA, agora são campeões mundiais também pela AASP “ASSOCIATION OF ADAPTIVE SURFING PROFESSIONALS” entidade que está gerindo o parasurf profissional no mundo, confirmando a predominância do surfe brasileiro também no parasurf, nesta modalidade temos ao total oito campeões mundiais, isso não é pouca coisa. Além deles, Jonatan Borba que chegou com o vice campeonato e Henrique Saraiva quarto colocado em suas respectivas categorias, também desembarcam no Brasil, Henrique não vai competir em Maracaipe.

Dando sequência ao pensamento de incluir as mulheres em todas as áreas da Confederação, a competidora do Prone 1, Denise Siqueira, que atualmente está sem surfar em virtude de tratamento médico, por isso não vai competir em Maracaipe, vai estrear como arbitra da categoria de surfe adaptado, Denise já julga a categoria profissional, ela julgou o surfe masculino do último QS na Praia Mole.

A CBSurf está planejando grandes ações de surf de inclusão, para que tenhamos ainda mais sucesso no parasurf em um futuro próximo, este é um sonho antigo dos que hoje integram a diretoria da entidade, só de pensar que, em um passado próximo isso não passava de sonhos distantes, e hoje a entidade estra realizando um evento tão necessário como esse, já nos enche de esperança e confiança que formaremos ainda mais campeões na água e na vida.

A Confederação tem a intenção de manter os padrões de inclusão e acessibilidade estabelecidos no CBSurf Maracaipe Surf Adaptado em todos os demais eventos de todas as categorias, possibilitando que portadores de limitações físicas possam ter acesso amplo as transmissões ao vivo, informações técnicas, publicidade e que também tenham chances iguais de participar assiduamente como competidores, colaboradores e staff, nova gestão, novos conceitos e novos paradigmas.

Para dar o equilíbrio necessário a toda essa celebração, como diria jovens rebeldes dos anos 80, “diversão é solução sim, diversão é solução prá mim!” Pois bem, tudo vai ficar fácil extremante fácil, pra você e eu e todo mundo cantar junto, quando Teco Padaratz subir ao palco para mostrar toda versatilidade de seu trabalho musical, cantando o supra sumo do surf music. Sim, o presidente além de uma lenda do surf, também manda muito bem nos palcos, espero que “CROA” e “Silencio do Mundo” estejam no repertório.

O CBSurf Maracaipe Surf Adaptado começa amanhã, dia 16 de setembro, esse evento será uma mensagem inspiradora para todos, superação, emoção e muito surf serão transmitidos ao vivo pelo YouTube da Confederação. O CBSurf Maracaipe Surf Adaptado só está sendo possível graças aos esforços de todos os parceiros da Confederação, e dos exemplos que esses “Atletas Eficientes” nos dão diariamente.

Ligue o Youtube, faça sua pipoca, compre lenços e chame os amigos, esse evento será um marco na história do surfe brasileiro.

Aloha!





139 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page