top of page
Foto do escritorRedação | Vision Surf |

CBSurf fará etapa inédita de Surfe Adaptado para seletiva de mundial da ISA em Maracaípe.

Atualizado: 8 de set. de 2022

Por: Marcos Aurélio Chagas.

Via: Comunicação CBSurf.

A CBSURF promoverá um evento completamente inédito no surfe brasileiro, a primeira seletiva de Parasurfe da história do Brasil, esse evento vem para potencializar a categoria e nortear as carreiras dos Paratleas do surfe, a entidade incluiu a categoria em definitivo no quadro oficial do surfe Brasileiro, não mais como apresentação, e sim como parte integrante da força competitiva do surfe nacional. Um fato histórico para esta categoria, pois, à partir de 2028 ela pode se tornar esporte Paraolímpico.

Hoje o surfe Paraolímpico brasileiro conta com oito campeões mundiais, está despontando no cenário internacional como maior força do surfe paraolímpico mundial. O evento em si, traz não só a possibilidade dos atletas brigarem pela classificação para disputar o mundial da International Surfing Association (ISA), que acontece em dezembro na Califórnia - EUA, mas também, será a maior ação de inclusão social já promovida pela Confederação Brasileira de Surfe. A CBSURF como instituição representativa tem o papel fundamental de incluir, isso para a entidade é mais que desejo, é uma necessidade, para tanto, o apoio de nossos patrocinadores tornou-se fundamental. "Sonho que se sonha só, é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade", para a CBSurf e Patrocinadores, fomentar a inclusão é a realização de um grande sonho.

O evento acontecerá na praia do Pontal de Maracaípe em Ipojuca/PE; Terá grande estrutura, grande número de apoiadores e voluntários, que estarão à disposição dos atletas e também dos visitantes e/ou turistas.

Um dos principais objetivos da nova diretoria da CBSurf, é aumentar o número de etapas da categoria para os próximos anos, e também, sediar uma etapa mundial de Parasurfe aqui no Brasil. Esse evento em Ipojuca será o ponta pé inicial para esse sonho.

As inscrições para este evento já foram realizadas, o comitê técnico do Surf Adaptado categorizou os atletas elegíveis para disputar a seletiva. Os atletas serão divididos em 09 categorias no Masculino e 03 categorias no Feminino.

Nessa edição da Seletiva de Surf Adaptado as inscrições foram gratuitas, mas, para validar a inscrição, o atleta tem que estar filiado a CBSurf.

Todas as baterias terão duração de 20 minutos, elas serão compostas por três, dois e um atleta, as baterias com um atleta deverão ocorrer normalmente, para que seja comprovado a aptidão.

Malu Mendes - Foto: Ben Reed

Ao todo serão 41 atletas de 10 diferentes Estados do Brasil, inclusive atletas de Estado sem mar, como o pantaneiro Mato Groso do Sul. A competição contará com nomes consagrados da categoria, Derek Rabelo, que além de competidor é o coordenador na CBSurf das categorias que formam o Parasurf, estará presente em Maracaípe, além de Derek, o pernambucano campeão mundial Roberto Pino, também competirá neste evento, Pino provavelmente será eleito representante dos atletas, função que vem exercendo informalmente, em virtude de sua natural liderança. Além deles, Figue Diel, Malu Mendes e muitos outros “Atletas Eficientes” estarão presentes em Maracaípe pela primeira vez em uma competição nacional.


Quando estamos motivados por ações que têm significados profundos, por sonhos que precisam ser realizados, então vivemos o melhor de nossas vidas, e isto é o que acontecerá em Maracaípe, esta competição é um sonho não só para os atletas, mas também para todos que de alguma forma contribuíram para que um evento desta grandeza se torne realidade, sobre tudo a CBSurf e parceiros.

Este será um dos eventos mais emocionantes de assistir, ele é uma mensagem inspiradora para todos, abraços, sorrisos, ânimo, emoção, superação, eficiência, bom humor, simpatia, reciprocidade e amor, definem um pouco do que será esta seletiva.

Está sendo plantada uma arvore cujo os frutos serão colhidos pelos paratletas, pelo surfe, e sobre tudo, pela certeza de um futuro mais inclusivo no esporte. Mais uma vez, Parabéns a CBSurf e parceiros.

Além do grande show que os “Atletas Eficientes” darão na água, o evento oferecerá uma série de atividades que irão desafiar pessoas sem qualquer tipo de limitação, a vivenciar o cotidiano e experiências de uma pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida. O intuito é fazer com que as pessoas enxerguem de maneira diferente, situações que nunca vivenciaram, e ter a real noção da dificuldade de um PCD.

O evento disponibilizará atividades diárias tais como: Vôlei sentado, Voo de Paraglider e Banho de mar em cadeiras anfíbias, Calçada Sensorial, Clinica de Surf, dentre outras atividades sugeridas pela Universidade Uninassau, que coordenará junto com a CBSurf e ong Rodas da Liberdade todo o trabalho de inclusão social.

O evento começará dia 14 e terminará dia 18 de setembro, veja aqui todo o cronograma, se você estiver em Pernambuco não deixe de ir a Maracaípe, se não, assista a transmissão do evento pelo YouTube da Confederação.

Veja os Vídeos dos atletas.





475 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page