Por: Marcos Aurélio Chagas.
O que parecia impossível, aconteceu, os parasurfistas brasileiros entraram na água para disputar a primeira seletiva CBSurf para o mundial da ISA em águas brasileiras, um evento que, além de inédito e inclusivo, foi absurdamente emocionante.
O evento começou na última sexta dia 16/09 com hasteamento da bandeira sob o som do hino nacional, as baterias entraram na água com três, dois e até um surfista, esta última, uma exigência da ISA para que seja comprovado a aptidão.

Durante os três dias de competição os surfistas entraram na água uma vez por dia, ao final do evento foram somadas as melhores medias diárias e descartada a média mais baixa, a soma das duas melhores médias, definiu quem se classificou para o mundial da ISA.

Alguns campeões mundiais entraram na água nesses três dias, outros, campeões da vida, nos mostraram como o exemplo pode ser uma experiência enriquecedora. Histórias de vidas diferentes se cruzaram no litoral de Maracaipe, apesar de diferentes, elas nos causaram os mesmos efeitos, reflexão e muita emoção.
Genilson Lima, parasurfista paraibano de 53 anos, competiu com o jovem Davizinho de 17, eles disputavam a vaga na categoria Prone2, poderia ser uma disputa desleal considerando a diferença de idade, mas foi uma disputa dura, para a surpresa de todos, não pelo fator idade, e sim porque Genilson tem apenas duas semanas surfando. Ele nasceu para o surfe, mas só descobriu isso aos 53 anos.

Marçal da Costa, parasurfista de 45 anos, sofreu um acidente de carro que resultou na perda da perna e braço esquerdo, isso aconteceu quando Marçal tinha 35, ele confessou publicamente que pensou em se suicidar diversas vezes, mas conheceu o surfe e desde então sua vida mudou, ele declarou que, hoje, o surfe consegue torna-lo uma pessoa mais feliz do que ele era antes, aos 45 anos Marçal vai viver a experiência de disputar o mundial da ISA em Prismo Beach.
Assim como Marçal e Genilson, muitas outras histórias enriquecedoras tocaram os corações de todos que estavam presentes em Maracaipe, mas, o nível de surfe apresentado, rivalizou com a grandeza das histórias e das emoções.

O local Roberto Pino fez valer todo seu conhecimento nas difíceis condições de Maracaípe, para vencer a competição e garantir sua vaga para Prismo. Pino abriu as portas de sua dinastia, apresentando à categoria seu filho Otávio, que terminou na segunda colocação, atrás apenas de seu pai, a família Pino ficou com a vaga titular e a de suplente da categoria.

O multi campeão Felipe Kizu, alcançou a maior pontuação geral do evento garantindo sua vaga mais uma vez para um mundial ISA, somando 35.50 pontos, na sua suplência ficou o paulista Felipe Doria. Figue Diel superou o big rider Derek Rabelo, vencendo o capixaba em dois dos três confrontos.
A fera Davi Teixeira, o “Davizinho”, mostrou todo o seu talento em Maracaipe, apesar da ISA ter mudado sua modalidade, impedindo Davizinho de surfar sentado, agora ele surfa deitado, o garoto não se abateu, ele jogou o jogo e está imprimindo um nível tão alto surfando deitado, quanto ele imprimia ao surfar sentado.

As meninas também deram um verdadeiro show, Monique Oliveira, Denise Siqueira, Tiana Dantas e a campeã mundial Malú Mendes, mostraram força e determinação em busca de suas vagas, elas estarão nos representando em Prismo.
Definido os classificados, a CBSurf fez uma verdadeira festa no pódio, a entidade premiou com troféus até o quarto colocado de cada categoria, o surfista Rafael Lueders, que comentou estar com sua roupa de borracha rasgada, conseguiu do presidente Teco Padaratz o compromisso de lhe dar uma nova, isso é um ato pessoal do Teco, não institucional, depois, a entidade distribuiu ali mesmo no pódio os uniformes para a delegação que vai nos representar no mundial, o sorriso no rosto de cada um, denunciava a felicidade que pairava no ar.
Este certamente foi o evento de surfe mais emocionante do qual se tem notícias, só quem estava lá ou assistiu pela WEB tem a real dimensão do poder desses “atletas eficientes”, os exemplos que eles nos deram, nos deixam otimistas, com a perspectiva de nos tornarmos seres humanos melhores. A verdadeira deficiência é aquela que prende o ser humano por dentro e não por fora.
Segue a relação dos Classificados para o mundial ISA.
Monique Oliveira - PS Prone2 Feminino
Tiana Dantas – PS S1 Feminino
Malú Mendes - PS S2 Feminino
Francisco Sampaio – PS Knee Masculino
Marçal da Costa – PS Prone1 Masculino
Davi Teixeira – PS Prone2 Masculino
Roberto Pino - PS S1 Masculino
Rafael Lueders – PS S2 Masculino
Alcino Neto – PS S3 Masculino
Felipe Kizu – PS SIT Masculino
Figue Diel – PS VI1 Masculino
Miguel Flávio - PS VI2 Masculino

Comments