top of page
Foto do escritorRedação | Vision Surf |

Gabriel, Ítalo e Morgan avançam, Filipe perde, e Kanoa é o surfista mais superestimado da WSL.



O segundo dia de competições no México começou com ondas melhores que o dia inicial, para sorte de muita gente que depende dessa etapa para continuar sonhando em se manter no tour em 2022. Já hoje, apenas no segundo dia do evento um balde de água gelada caiu sobre as cabeças de nomes como Alex Ribeiro, Connor O´Leary, Michel Bourez e Wade Carmichael, depois de suas derrotas, só uma intervenção divina para salvar esses caras do rebaixamento, além deles, a ausência de Jack Freestone na etapa coloca-o na mesma situação.

Na outra ponta, entre aqueles que querem uma vaga ou se manter entre os cinco primeiros, também houve derrotas e até vitorias significativas.


Gabriel Medina - Foto: WSL

Gabriel surfou a primeira bateria do Round dos 32 surfando contra o cara que deu a ele sua última vitória na olimpíada, o taitiano Michel Bourez, a bateria foi difícil, Bourez tinha a maior nota, o brasileiro perdia até minuto final, quando pegou uma onda sem nenhum potencial e aplicou varias sapatadas e um aéreo rodeo, mostrando todo comprometimento que um candidato a título precisa ter, no minuto final Gabriel virou uma bateria que estava perdida, Bourez assistia a tudo do outside, ele deve ter pensado: Esse Medina é um debochado.

Ethan Ewing fez a maior somatória da competição e também a melhor nota, surfando com sua habitual linha limpa, bem executada sem firula, fazendo sempre as melhores notas na borda, embora ele tenha as manobras aéreas. Ethan desconstruiu McGillivray e impôs ao sul-africano uma derrota dura, em um momento em que ele precisa de resultado. A Austrália está renascendo com o surfe Ethan e Morgan, os dois fizeram as melhores pontuações do dia.

Kolohe Andino surfou seguro, com um surfe mais power, o americano usou muita borda e progressividade para despachar Kanoa Igarashi. O japonês é o cara que desde que entrou no tour foi aquele que mais evoluiu, mas ainda assim, é o cara que tem o surfe mais superestimado pela WSL. Em matéria publicada na última segunda no site da entidade, o colunista Ben Collins diz que Kanoa tem a chance mais clara de um título mundial esse ano, e que depois de vencer Gabriel Medina, ele poderia vencer qualquer um, Collins diz ainda que ele tinha claras chances de vencer no México. Bem, que os fãs japoneses do Kanoa pensem dessa forma é compreensível, mas, a entidade que rege o surfe apostar tão alto assim, acreditando que um cara que só venceu uma etapa na vida, tem chances claras de vencer um título mundial, desacredita o esporte que ela mesmo promove. Para corrigir as bravatas do empolgado Collins, assinada pela da WSL, Kolohe colocou as coisas em ordem, se impondo sobre Igarashi com uma vitória maiúscula, deixando o superestimado na 25° posição no México, uma posição mais condizente com seu surfe do que a equivocada fé em seu título mundial, ou até mesmo com medalha de prata conquistada de maneira muito subjetiva. Precisamos ser justos, ok! WSL?

Filipe Toledo, o cara que já venceu duas etapas esse ano e ocupa a terceira posição do ranking, perdeu no México uma bateria ganha, ele fez um high score e ficou por mais de meia hora esperando uma outra onda que lhe desse outro high score, essa onda não veio. O indonésio Rio Waida pegou uma onda mediana faltando 10 segundos para o final, ele precisava de uma nota na casa de quatro pontos, fez uma onda comprometido com sua necessidade, recebeu uma nota na cada dos cinco pontos, o indonésio não deu show mas surfou o suficiente para passar a bateria. Filipe perdeu em um momento crucial, para sua sorte Griffin Colapinto e o superestimado Kanoa Igarashi também perderam, o brasileiro precisa ir para Teahupoo pensando em resultado, se ele tiver outro descarte, pode correr o risco de ficar fora dos cinco.


Ítalo Ferreira - Foto: WSL

Ítalo passou em uma bateria apertada contra o Wade Carmichal, o campeão mundial e olímpico reclamou de suas notas na entrevista depois da bateria, mas isso já é passado, ele continua na missão de avançar, lembrando que ele precisa terminar dois rounds na frente de Gabriel e vencer em Teahupoo caso queira chegar no WSL Finals como líder, não será uma tarefa fácil, também não sabemos se isso é algo que Ítalo deseje, más a ausência de Medina em Teahupoo abriu essa possibilidade.

Ao contrário de Filipe, Griffin e Kanoa, dois nomes tem muito o que comemorar, Conner Coffin e Yago Dora, surfistas que estão na cola dos Top5, passaram suas baterias e agora têm chances reais de chegarem no WSL Finals, a bola está nas mãos deles.

Kelly despachou o mais polido surfista brasileiro, Miguel Pupo. O dono de tudo no surfe fez uma melhor escolha de ondas e conseguiu duas notas na casa dos sete pontos, na entrevista o Careca declarou que está pensando em nada menos do que vencer o evento, tudo bem, é Kelly falando, declarações como essa fazem parte da solidez de uma mente absolutamente vencedora, más você que não é Kelly, acredita que isso possa acontecer?

Saberemos nos próximos dias. Amanhã a competição volta as 9:30hs.

Aloha.



707 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page