top of page

A Justiça demora mas não falha. Os "Donos" do surfe estão sendo expulsos do esporte.

Foto do escritor: Redação | Vision Surf |Redação | Vision Surf |

Atualizado: 23 de jul. de 2021



Vou começar essa matéria dizendo que: Gostaria que você lesse mais sobre os assuntos que serão tratados aqui nas “mídias” mais populares de surfe, mas infelizmente tudo indica que você só lerá sobre isso aqui na Vision, o que é uma pena. Além da Vision, você certamente encontrará informações sobre esses assuntos no Olhar Olímpico, que tem um jornalista de valor inestimável no comando, o Demétrio Vecchioli, do Portal UOL, o Olhar Olímpico não trata de surfe, e sim, como o próprio nome diz, de esportes olímpicos.

Em matéria publicada aqui na Vision, no dia 04 de fevereiro deste ano, com o título de: “O cerco está se fechando para os “DONOS” do surfe”, narramos os absurdos que vinham acontecendo em entidades cujo os presidentes se perpetuavam no poder, mais especificamente falávamos sobre a Federação Paulista e a Confederação Brasileira de Surfe. Pois bem, naquela ocasião, depois de ser provocada pela Associação Santos de Surfe, a justiça determinou um interventor para a Federação Paulista, deu a ele 90 dias para levantar a situação da FPS, reunir as associações, expor a situação e definirem quais os caminhos poderiam ser tomados para que o surfe paulista voltasse a ter representatividade real, já que a FPS era uma entidade acéfala.

A situação lá estava tão complicada que precisou-se mais de 90 dias para uma análise mais criteriosa. Analise realizada, depois de algumas Assembleias, interventor e associados só chegaram a uma única conclusão, a solução seria encerrar em definitivo as atividades da Federação Paulista de Surfe, e assim fizeram.

Na matéria do dia 04 de fevereiro, nós dissemos aqui: “Demorou, mas a ampulheta que cronometra o tempo dos indesejáveis, desnecessários e detratores do surfe, foi virada”. Hoje, se faz necessário dizer o seguinte: O tempo que estava sendo contado na ampulheta de um dos personagens que se achava um dos “DONOS” do surfe, acabou. Com o encerramento da FPS, o Sr. Silvio da Silva, o eterno presidente da Federação, não apenas foi banido da entidade, como provavelmente por uma questão de colheita, será banido também do esporte. A justiça demora, isso é a favor deles, mas a justiça não falha, isso é a favor do surfe.

Obedecendo a essa máxima da justiça que demora mas não falha, a ampulheta que conta o tempo do personagem mais cruel e nocivo que o surfe brasileiro teve o desprazer de conhecer, está com seus últimos grãos de areia caindo. Assim como Silvio da Silva, Adalvo Argolo está na fase final de sua danosa e lamentável passagem pelo comando do surfe brasileiro.

Em decisão publicada hoje, dia 15/07/21, o Juiz da 5ª Vara Civil e Comercial de Salvador, JOANISIO DE MATOS DANTAS JUNIOR, fixou o prazo de 48 horas contadas à partir de hoje, para que a CBSurf publique um novo Edital de Convocação de Eleições para a formação de nova Comissão de Atletas, em paralelo, a CBSurf, leia-se Adalvo Argolo, também precisa provar em juízo que está tomando as providencias necessárias para a realização de novas eleições para a diretoria da entidade. Caso Adalvo Argolo não cumpra essas decisões, ele sofrerá as seguintes sanções: Multa no valor de 100.000,00 (cem mil reais) e nomeação de um interventor. Quando o Juiz informa sobre a possibilidade de um interventor, ele conclui: “para conduzir, organizar, acompanhar e assegurar a lisura do novo procedimento eleitoral”, o Magistrado ainda informa que: Haverá comunicação a Autoridade Policial para apuração da prática, em tese, de crime de desobediência pelo atual representante legal da Confederação e demais cominações legais. Além disso a justiça ainda determinou o bloqueio de 50.000,00 (cinquenta mil reais) das contas da CBSurf por descumprimento de decisão anterior. Como a justiça não é perfeita, na pratica Adalvo Argolo comete crime de desobediência, mas quem paga por seus erros é a entidade.

Voltando ao processo, vale a pergunta: O que restou para Adalvo? A resposta é NADA!

Adalvo Argolo tem em sua frente uma bifurcação enigmática, qualquer caminho que ele pegue vai leva-lo à “Escolha de Sofia”, ele terá que optar entre duas alternativas igualmente insuportáveis, que levam ele ao mesmo lugar, sua saída mais do que desejada do surfe.

Em um dos caminhos, o mais ousado, ele pode recorrer da decisão, mas, para isso ele terá que ter coragem de recorrer para o mesmo Juiz e o mesmo colégio de Desembargadores que já lhe imputaram seis derrotas e nenhuma vitória, ele teria coragem? Talvez para ganhar tempo sim.

O outro caminho, seria ele conseguir realizar em 48 horas as exigências da justiça.

Todos os caminhos levam Adalvo a derrota, o primeiro, deixa ainda mais explícito para a justiça que ele não tem nenhum interesse em cumprir os rituais democráticos, com isso ele pode até ganhar um pouquinho, bem pouquinho mesmo de tempo, mas é impossível ele convencer a Justiça de que presidentes de entidades e arbitro de surfe que jamais foram eleitos, possam votar como representantes de atletas, isso ele jamais conseguirá. Resultado disso? Interventor!

O segundo caminho leva ele para o olhar fiscalizatório da justiça sobre o eventual Edital, estando tudo certo com a convocação, nenhum atleta democraticamente eleito, dará seu voto para o mais letal administrador que o surfe conheceu, votar em Adalvo publicamente é associar sua história ao período mais nebuloso do surfe brasileiro, ninguém terá a coragem de assassinar sua própria biografia, como há tempos atrás dois irmãos tiveram. Na outra fatia de votos, os das Federações, talvez ele tenha um único voto, eu disse talvez, esse seria o voto da Federação Baiana. A situação de Adalvo entre as Federações é tão catastrófica, mas tão catastrófica, que, até um antigo aliado, aquele aliado de muitos anos e todas as horas, aquele cara que outorga procuração por telefone, um de seus mais fiéis escudeiros, já não quer mais vincular sua imagem à de Adalvo Argolo, a expectativa de poder que nutria essa aliança já não existe mais.

Todos esses fatos nos levam a crer que em uma eleição limpa, sem as fraudes que aconteceram na eleição cancelada do dia 30 de dezembro de 2020, Adalvo Argolo terá apenas um voto, talvez nenhum.

Hoje, dia 15 de julho de 2021, 11 anos depois da fatídica eleição que elegeu o maior inimigo do surfe brasileiro, o cara que frauda Atas de Assembleias, Balanços Patrimoniais, Contratos de Locação, Editais e Eleições, recebeu o mais duro golpe que poderia receber, só resta a ele agora ser transparente, se isso acontecer, ele põe um fim a sua era, não acontecendo, a justiça se encarrega disso, de uma forma ou de outra, a única saída para ele, assim como foi para o ex-presidente da Federação extinta de São Paulo, é a porta dos fundos.

Hoje é um dia para o surfe comemorar, chegamos à antessala do fim, da lastimável gestão Adalvo Argolo.

Em anexo a decisão contra a CBSurf e a Ata de encerramento da FPS.





 
 
 

1 Comment


Rogerio Leal
Rogerio Leal
Jul 16, 2021

Parabéns Marcos Aurélio Chagas por trazer clareza à comunidade do surfe e sociedade em geral. As pessoas tendem a se isentar ou negar a política, porém mais cedo oau mais tarde a maré sobe, a água bate na barriga, e é preciso nadar.


Like
LOGO-VISION-WHITE.png
O foco da Vision é a Liga Mundial de Surf.
Atletas, ex-atletas e surfistas que em algum momento tenham vestido uma lycra de competição terão espaço em nossas pautas, somos uma mídia opinativa, contudo isenta.
Sejam bem vindos. Aloha! 

© 2020 por Vision Surf | Todos os direitos reservados. 

bottom of page